Tratamento Para Ansiedade: Meditação e Yoga

Para acabar com a vida estressante cotidiana, nada melhor para praticar Yoga ou meditação para ficar com a mente tranquila.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Dicas

A ansiedade, atualmente, é um dos piores males da vida corriqueira e rotineira, pois é causada no trabalho, em casa e no convívio social, principalmente para quem vive em cidades grandes, onde o trânsito, o barulho e a poluição pioram esse quadro estressante. No entanto, se você for acumulando essa ansiedade dentro de si, chegará um dia em que explodirá. E o pior: no lugar errado e com as pessoas erradas, magoando-as sem necessidade alguma. Portanto, é importante trabalhar a sua mente e o seu corpo a fim de afastar esse sentimento pelo menos nos momentos em que estiver em casa, sem levar problemas para a sua família e entes queridos, pois os fará sofrer. Se você pretende mudar de vida o quanto antes, veja como funcionam a meditação e o Yoga, 2 ótimos tratamentos para a ansiedade:

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Como a Meditação Pode Me Ajudar?

A meditação é uma técnica utilizada a milhares de anos pelos orientais, principalmente da Índia e da China, onde aprenderam a controlar a sua mente através do silêncio, do despertar da consciência e de técnicas de respiração. Com isso, você consegue equilibrar os seus centros de energia e, consequentemente, seu cérebro aprende a conviver com o estresse do dia a dia, pois sabe que ele é apenas algo passageiro e que você é muito mais importante que aqueles momentos que ficaram para trás. Assim, é preciso se focar em você e no agora para se ver livre das dores de cabeça que não te levarão a lugar algum.

Como Meditar?

Parece simples, mas não é, principalmente para nós, que estamos acostumados a uma vida agitada e cheia de problemas. Ficar parado concentrado nos seus pensamentos sem interferir neles é uma tarefa bastante árdua. Para começar, escolha um local sereno, tranquilo e silencioso na sua casa ou em um local que aprecie (praia, campo, fazenda, cachoeira…). Agora, escolha a melhor posição: sentado na posição de lótus (pernas dobradas e coluna ereta), sentado em uma cadeira ou deitado com as costas completamente encostadas no tapete (que deve ser firme para não causar dores futuras). Se tiver problemas de concentração, foque em algum ponto (desenho, quadro, objeto ou chama de uma vela) e deixe o seu pensamento fluir, deixando-o ir para bem longe. Tente não interferir neles, como se você fosse um mero espectador. Se começar a ficar inquieto, respire fundo e retorne ao estado de concentração. Comece com 5 minutos, vá para 10 e assim por diante, até alcançar o seu máximo. Com o tempo, você se acostuma e se sentirá maravilhosamente bem com suas conquistas.

E o Yoga? Como Ajuda?

O Yoga, técnica milenar indiana, é um dos melhores tratamentos para a ansiedade, utilizando de posturas corporais, técnicas respiratórias, mantras e meditação para conquistar o relaxamento pleno através da consciência corporal e espiritual. Se você conseguir dedicar pelo menos 30 minutos do seu dia ao Yoga, perceberá o quão relaxado seu corpo e o seu espírito ficarão, basta começar. Se não tiver tempo ou condições financeiras de frequentar um estúdio, faça os exercícios em casa mesmo, pois há muitos vídeos com aulas de Yoga disponíveis na internet. Você só precisará de um cantinho tranquilo, de um tapete e de disposição para acabar com a sua ansiedade e ganhar conhecimentos com o Yoga.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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