Posições de Yoga para Principiantes

Comece com as posturas para iniciantes para sentir o bem estar oferecido pela prática do Yoga.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Na televisão, na internet, na revista e nos jornais só ouvimos falar bem do Yoga. Que ele faz bem para o corpo, para a mente e, principalmente, para a saúde. No entanto, se você acha que não conseguirá fazer aquelas posições mirabolantes que vê nas fotos ou ainda em algumas dúvidas se essa seria a atividade física perfeita para os seus objetivos e estilo de vida, pode tentar se concentrar em algumas posturas chamadas ásanas na sua própria casa. Preparada? Então, conheça algumas posições de Yoga para principiantes e sinta todo o bem estar proporcionado por essa prática milenar indiana.

Posições-de-Yoga-para-Principiantes

Cuidados Ao Iniciar a Prática

Escolha um lugar calmo, tranquilo, silencioso e com baixa iluminação para iniciar a sua prática. Se tiver, acenda um incenso com um aroma não muito forte e ligue o som bem baixo com uma música suave e relaxante. E ao começar a fazer as posições do Yoga, tenha muito cuidado com a sua coluna, que deve estar sempre ereta e atente-se ao uso do tapete para não escorregar e sofrer de lesões ou contusões. Lembre-se de que a sua respiração deve ser calma, profunda e, principalmente, diafragmática. Ou seja, ao invés de fazer o peito estufar, faça a sua barriga crescer. Agora sim, vamos às posições para entrar no mundo espiritual do Yoga:

Sukha Uttanasana

Para fazer essa posição, fique em pé com os pés próximos e com a coluna ereta. Aos poucos, abaixe o seu tronco até que as suas costas fiquem paralelas ao chão e o seu rosto virado para o solo, encostando as mãos nos joelhos e voltando o cóccix para cima. Respira profundamente por 5 a 8 vezes e retorne à posição original lentamente, soltando o ar pelo nariz.

Triângulo (UtthitaTrikonasana)

Afaste bem as suas pernas, mantendo-as retas. Incline vagarosamente o tronco ereto para o lado direito até conseguir encostar a mão direita no tornozelo direito. Enquanto isso, levante o outro braço em direção ao teto. Mantenha o peito sempre voltado para a frente e olhe em direção à mão que se encontra no alto. Faça a respiração profunda por 4 vezes em cada lado.

Posições-de-Yoga-para-Principiantes1

Gato ou Vaca (Bidalasana)

Essa posição é ótima para alongar a coluna e o peito. Para tanto, fique de joelhos sobre o tapete e coloque as mãos também no tapete, como se fosse um gato. Abra as pernas na direção do quadril, mantendo as mãos e os ombros distantes. Inspire profundamente enquanto levanta o peito e a cabeça, soltando todo o peso sobre o ventre e arqueando a coluna. Depois, expire devagar empurrando as mãos e os joelhos em sentido ao chão, curvando a coluna e olhando para o umbigo. Faça esses movimentos por 4 vezes.

Esfinge (Ardha Bhujangasana)

Deite-se com a barriga, as pernas e os peitos dos pés encostados no tapete. Encoste os cotovelos no tapete também e mantenha o rosto voltado para ele. Ao inspirar, estique os braços, levantando o tronco e a cabeça calmamente. Permaneça nessa posição por 4 segundos e retorne à posição original vagarosamente, expirando o ar.

O Guerreiro (Virabhadrasana)

Coloque a perna direita à frente levemente flexionada e com o pé voltado para a frente enquanto a perna esquerda fica atrás alongada com o pé perpendicular ao da frente. Mantenha o corpo voltado para a frente e os braços retos e esticados, juntando as mãos. Olhe para as suas mãos e fique nessa posição fazendo 4 respirações profundas. Em seguida, mude os lados e repita os movimentos.

Se deseja saber mais sobre informações básicas para yoga acesse:

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



Comente!




*Campos obrigatórios