Como Fazer Yoga

Para fazer Yoga, basta estar preparado mentalmente para relaxar e trabalhar o corpo de maneira saudável.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Dicas

Você já deve ter visto inúmeras fotos e vídeos sobre o Yoga, não é mesmo? Conhece os seus benefícios tanto para a mente quanto para o corpo e, repentinamente, decidiu que agora é a hora de começar a praticar essa técnica hindu milenar que perdurou por todos esses anos simplesmente porque traz bons resultados para a saúde ao trabalhar a introspecção, o equilíbrio, a força e a respiração. Entretanto, vem-lhe uma questão simples, porém, importante à mente: “Como fazer Yoga?” Essa pergunta parece super fácil de ser respondida, mas não é. Então, veja aqui a resposta para a sua dúvida cruel:

 

Sua Personalidade

Se você acha que Yoga é apenas um, está redondamente enganado. Existem mais de cem tipos de Yoga espalhados pelo mundo todo, mas no ocidente, os mais conhecidos são o Hatha Yoga, o Vinyasa Yoga, o Power Yoga entre outros. Cada um tem as suas características próprias e são destinados para diferentes tipos de personalidades. Ou seja, se você quer trabalhar o corpo, deixando-o mais forte e delineado e pretende perder peso mais rápido, seu estilo é o Power Yoga. No entanto, se o seu objetivo for meditar e ficar com a mente tranquila, mas em sintonia com o corpo, em posturas que não exigem muita força, prefira o Raja Yoga.

Por isso, antes de se matricular em um estúdio de Yoga, pergunte ao instrutor qual é o estilo de Yoga que ele ensina e quais são as suas características porque, se ele não agradar a sua personalidade, você criará ojeriza por essa prática, mesmo sem saber que existe um método que tem a sua cara.

como-fazer-yoga

Qual a Roupa Apropriada?

Após escolher o seu estilo de Yoga e ter se matriculado em um estúdio, é hora de escolher as roupas para a prática. Prefira roupas leves e que fiquem justas ao corpo, pois as posturas podem exigir que você fique de ponta cabeça ou levante as pernas, fazendo com que apareçam partes indesejáveis do seu corpo. Quanto aos calçados, não se preocupe, já que as aulas são realizadas sem eles.

Preciso Ter Um Preparo Físico?

Normalmente não, porque os instrutores, ao saberem que você é iniciante, não cobrarão muito de suas posturas. Apenas o ajudarão a fazê-las o mais correto possível para que você não se machuque durante a prática. Aos poucos, você se acostumará com as posturas e conseguirá fazê-las com mais facilidade, ganhando flexibilidade e força.

como-fazer-yoga1

Não Consigo Meditar, Tem Problemas?

Nas primeiras aulas, é comum que a sua mente continue agitada nos momentos de reflexão interna, e não é para menos: professor novo, colegas novos e exercícios novos. Você começa a pensar na aula, na sua família, no cachorro, no trabalho e no trânsito… É tanta coisa que você se perde enquanto o instrutor pede para ficar em silêncio e mandar os pensamentos para longe, não é mesmo? Não tem importância, no começo é comum que isso aconteça até que você aprenda a se concentrar e deixar de lado todos os problemas que estão longe do estúdio… Assim, sua mente se tranquilizará e você conseguirá meditar em qualquer lugar, mesmo que haja muito barulho, é só não desistir!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



Comente!




*Campos obrigatórios