Como Fazer a Posição Sirshasana (Pouso Sobre a Cabeça)

Para fazer essa pose do pouso sobre a cabeça, você terá que ter muito cuidado, pois é de alta complexidade.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

O significado de Sirshasana em sânscrito é: “Shirsha”, cabeça e “asana”, postura, ou seja, é a pose do pouso sobre a cabeça e, devido ao seu nível de dificuldade e exigência do yogue, é conhecida também como o “rei” entre todos os asanas. Portanto, se você não está devidamente treinada ou ainda não tem a elasticidade, a flexibilidade e o equilíbrio necessários, nunca tente fazer essa postura em casa, somente sob a supervisão de um instrutor, pois pode ser perigoso para a sua saúde. No entanto, se você já tem anos de prática e quer incrementar os seus momentos de relaxamento, saiba como fazer a posição Sirshasana:

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Quais São os Benefícios da Pose Sirshasana?

Quando conseguimos repousar a coroa da nossa cabeça levemente sobre o chão, ficando com o corpo completamente esticado para cima, temos os seguintes benefícios para o corpo e a mente: ombros, punhos e braços fortalecidos; barriga alongada; maior sensação de equilíbrio e cérebro mais calmo, o que auxilia no alívio do estresse e da depressão. Isso acontece porque a postura exige grande equilíbrio sobre os braços, os punhos e os ombros e, para tanto, nosso cérebro precisa se concentrar grandemente nessa tarefa, o que te faz se esquecer do estresse do cotidiano. E quando estamos de na posição invertida, fazemos com que o nosso sangue circule, principalmente pelo cérebro, oxigenando-o, já que normalmente o sangue corre para baixo, quando estamos sentados ou em pé.

Começando Pelo Mais Fácil

Se você nunca fez essa invertida, é melhor que tenha alguém por perto ou que se apóie em uma parede para não sofrer quedas. Agora, vamos ao que interessa: comece da seguinte maneira:

  • Fique de joelhos sobre o mat, com as nádegas encostadas nos calcanhares, mantendo a coluna ereta
  • Apóie as mãos aos lados do corpo, um pouco à frente dos joelhos, voltadas para a frente
  • Apóie a coroa da cabeça à sua frente e vá esticando as pernas. Enquanto isso, seus cotovelos deverão formar um ângulo de 90º.
  • Use-os como apoio na hora de subir: coloque o joelho direito sobre o cotovelo direito e o esquerdo sobre o esquerdo.
  • Suba as duas pernas ao mesmo tempo, esticadas e com muito equilíbrio.

Da Maneira Mais Difícil

  • Fique de joelhos sobre o mat, com as nádegas encostadas nos calcanhares, mantendo a coluna ereta.
  • Estique os braços para a frente e entrelace os dedos à sua frente, encostando completamente os antebraços sobre o mat e os cotovelos próximos aos joelhos.
  • Encaixe a coroa da cabeça entre as mãos e vá esticando os joelhos vagarosamente, até conseguir impulsionar as pernas para cima.
  • No início, jogue-as dobradas e estique uma de cada vez, até que fiquem completamente eretas. Mantenha-se dessa forma por alguns segundos e desça devagar.

Alguns Cuidados

Se você for hipertensa, fique longe de qualquer pose invertida, pois elas farão com que o sangue vá para a sua cabeça, o que é perigoso para quem tem pressão alta, já que poderá acarretar um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, como sempre, cuidado ao executar qualquer posição de grande dificuldade, ou poderá se machucar seriamente. Lembre-se de que o Yoga foi criado para trazer paz e alegria interior, e não ferimentos e sequelas, ok? Namastê!

 

 

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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