Como Fazer a Posição do Rei Pombo

A Postura do Rei Pombo trás equilíbrio, força e elasticidade, mas cuidado na sua execução, faça-a com cuidado e cautela.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

A posição do Rei Pombo tem como nome sânscrito algo bem complicado: “Eka Pada Rajakapotasana”, ou seja, “eka” equivale a “uma”, “pada”, “pé ou perna”, “raja”,   “rei”, “kapota”, “pombo” e “asana”, “postura ou pose”. Para fazer esse asana, você precisará de muito equilíbrio, força, flexibilidade e mobilidade, pois ela envolverá todo o seu corpo, principalmente as pernas, os ombros e as costas. Normalmente, essa postura é indicada para quem está no nível intermediário do Yoga, mas não se esforce demais se não conseguir fazê-la, ou terá problemas de saúde, portanto, vá com calma e cautela para não se machucar. Agora, saiba como fazer a postura do Rei Pombo:

como-fazer-a-posicao-do-rei-pombo

Benefícios da Postura do Rei Pombo

Ao conseguir fazer a postura do Rei Pombo, além de você participar de uma viagem profunda interior, terá mais elasticidade corporal, reforçando, tonificando e alongando toda a coluna vertebral, além de esticar os peitos e as costelas. Por isso, essa pose vai te ajudar a abrir os pulmões, trabalhando seus quadris para que a tensão nessa parte vital do corpo se esvaia com calma e tranquilidade. Por sua vez, as virilhas e as articulações dos quadris são fortalecidas e alongadas enquanto os nervos em volta da coluna são estimulados. E para completar, a pose do Rei Pombo faz com que o seu metabolismo se torne mais rápido, pois estimula o sistema glandular. Portanto, o foco da pose é sobre as vértebras sacral e cervical.

Iniciando a Postura do Rei Pombo

Para começar, ajoelhe-se no mat com as canelas e os dorsos dos pés encostados nele. Mantenha a coluna ereta e os braços esticados em frente ao corpo. Então, mande a perna direita para trás do seu corpo esticada com o dorso voltado para o mat e dobre o seu corpo joelho esquerdo à sua frente a fim de que o os dedos do seu pé esquerdo se aproximem do osso pélvico do lado direito. Incline-se um pouco para trás para que o seu peito se estufe e coloque as mãos no tapete para manter o equilíbrio.

Desenvolvimento da Postura do Rei Pombo

Posicione o braço direito atrás do corpo, apontando a palma da mão para cima, virando o corpo e a cabeça para o lado direito. Lentamente, dobre o joelho da perna de trás para que o seu pé se volte para o teto e tente segurá-lo com a mão direita. Dobre o tronco para trás, jogando a cabeça para trás, tentando segurar o pé também com a outra mão. Segure-se nessa postura por alguns segundos.

Terminando a Postura do Pombo

Vagarosamente, desfaça a postura do Rei Pombo, soltando o pé de trás, esticando a espinha para a frente e colocando as mãos no mat à sua frente. Depois, faça o mesmo com o outro lado do corpo. Ao finalizar essa postura, você sentirá uma enorme sensação de bem estar, pois todo o seu corpo estará alongado e os seus pulmões terão mais força e elasticidade para respirarem livremente. No entanto, como dito no começo, faça-a com calma para não se machucar! Namastê!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



Comente!




*Campos obrigatórios