Como Fazer a Posição do Guerreiro II (Virabhadrasana B)

Conquiste equilíbrio, força e concentração ao fazer a posição do Guerreiro II que, como o próprio nome diz, traz muita energia.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Como próprio nome diz, a postura do guerreiro, cujo nome em sânscrito é Virabhadrasana, é forte, pois a sua execução nos fornece firmeza, determinação e estabilidade, fortalecendo as pernas, alinhando a coluna e aumentando a capacidade dos pulmões ao expandirmos o tórax. Além disso, como toda prática do Yoga, conseguimos relaxar a mente e harmonizá-la com o corpo para que nos tornemos uma pessoa única, cheia de luz e boas vibrações. Agora, vamos ao que interessa: veja como fazer a posição do guerreiro II:

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Como Iniciar a Pose do Guerreiro II

Posicione-se em pé sobre o mat (tapete) com a coluna ereta e a cabeça voltada para a frente. Abra as pernas de modo que os pés fiquem em uma linha um pouco mais aberta que os ombros. Vire o pé direito para a direita e o esquerdo, um pouco voltado para dentro. Distribua bem o peso do corpo sobre ambos os pés.

Flexionando o Joelho

Agora, vire o tronco para direita e flexione o joelho direito de modo que forme um ângulo de 90º e estique bem a perna esquerda. Nunca deixe que ultrapasse a ponta do pé. Abra os braços formando um ângulo de 180º. Encaixe o cóccix, alongando toda a coluna, sem nunca levá-la para frente. Mantenha o abdômen contraído, alongando os braços, mãos e dedos, que devem permanecer abertos em linha reta com os ombros.

Finalizando a Pose do Guerreiro II

Alinhe os quadris com os ombros e mantenha o olhar voltado para a mão direita enquanto o queixo fica paralelo ao chão. Respire profundamente por cerca de 1 minuto e desfaça a pose para fazê-la com o outro lado do corpo.

Fazendo a Energia Fluir

As posições do Yoga funcionam melhor quando você deixa a energia vital correr pelo seu corpo. Portanto, enquanto estiver na pose do guerreiro II, puxe a energia da terra pelas solas dos pés e faça com que suba pelas pernas, concentrando-a na área pélvica a fim de acionar a Mula Bandha, ou a contração dos esfíncteres. A energia continua subindo até se concentrar no plexo solar, onde acionará a Uddiyana Bandha, ou a contração abdominal. Subindo mais um pouco, alcançará o centro do peito, perto do coração. Expanda o peito e deixe que a energia vital do coração flua por todo o corpo.

Benefícios da Pose do Guerreiro II

Ao praticar a pose do guerreiro II, você estará fortalecendo e alongando as suas pernas e os seus tornozelos; esticando as virilhas, os pulmões, os ombros e o tórax; estimulando os órgãos do abdômen; aumentando a resistência; aliviando as dores nas costas, principalmente durante o segundo trimestre da gravidez e ainda poderá fazer uma terapia para as síndromes do túnel do carpo, dos pés chatos, da infertilidade, da osteoporose e da dor no ciático.

Contraindicações

Embora o Yoga seja uma prática indicada para qualquer pessoa, a pose do guerreiro II deve ser evitada por pessoas que possuem tensão arterial alta, diarréia e problemas no pescoço. Caso contrário, não importa a sua idade: pratique Yoga e tenha mais saúde e vitalidade! Namastê!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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