Como Fazer a Posição do Guerreiro I (Virabhadrasana A)

Com a posição do guerreiro, é possível amenizar as dores nas costas e até desconfortos gerados pelo período menstrual.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Se você sofre com dores nas costas, saiba que o Yoga é uma ótima prática para aliviá-las, pois há posições que fortalecem a musculatura dessa região. Uma delas é a pose do guerreiro I, também conhecida em sânscrito como Virabhadrasana A. Ela pode ser realizada por pessoas que ainda se encontram no nível básico do Yoga, ou seja, por quem nunca o praticou, sem problemas ou dificuldades. O melhor de tudo é o resultado que você terá depois. Portanto, saiba como fazer a posição do guerreiro I:

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Benefícios da Posição do Guerreiro I

Ao praticar a pose do guerreiro I, você sentirá um enorme alívio nas costas, na lombalgia e nos nervos ciáticos, pois ficará com os músculos das costas fortalecidos. Ela ainda tonificará os músculos abdominais, deixando-os definidos. Internamente, aliviará a acidez, ajudando na digestão, fortalecerá a bexiga e corrigirá o útero descaído. E se você sofre de dores causadas pela menstruação, essa posição te as aliviará, reduzindo inclusive, o fluxo abundante.

Contra Indicações da Pose do Guerreiro I

Embora a pose do guerreiro I traga inúmeros benefícios, ela é contra-indicada para quem sofre com pressão arterial alta, problemas cardíacos. Se você costuma ter problemas no pescoço, mantenha a cabeça em posição neutra e não olhe para as mãos na hora de praticar a pose. Mas se o problema for nos ombros, mantenha os braços levantados paralelamente ou um pouco mais largos que os paralelos.

Como Começar a Posição do Guerreiro I

Para começar a fazer a pose do guerreiro I, faça a Tadasana, ou seja, a postura da montanha. Para tanto, posicione o pé esquerdo à frente e leve o pé direito para trás, em uma distância de um passo largo. Alinhe o corpo através dos pés, com o calcanhar esquerdo na mesma direção do arco do pé direito, mantendo as solas dos pés grudadas ao solo. Deixe o pé direito em um ângulo de 45º. Dobre o joelho esquerdo, de modo que ele fique alinhado com o tornozelo e a perna direita precisa ficar estendida com a rótula voltada para cima. Mantenha o peito bem aberto para que a respiração flua naturalmente através das narinas. Levante os braços até a metade, formando uma linha reta com os ombros. Volte à posição inicial e repita a postura da montanha com o outro lado do corpo.

Como Fazer a Posição do Guerreiro I

Agora, você pode repetir os mesmos passos da posição da montanha, mas ao invés de deixar os braços formando uma linha paralela com os ombros, levante-os para cima, com os cotovelos retos, apontando os dedos médios para o céu. Cruze os dedos das mãos, deixando apenas os dedos indicadores livres e apontados para cima. Retorne as pernas para a posição inicial e desça os braços para repetira pose da montanha com o outro lado do corpo. Enquanto estiver com o braços voltados para cima, faça respirações profundas, enchendo bem a caixa torácica, sentindo a energia saindo dos pulmões e se direcionando em todas as direções.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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