Como Fazer a Posição do Gato

A pose do gato é excelente para aumentar a flexibilidade da coluna, reduzindo as dores lombares.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Para quem sofre de constantes dores na coluna, a posição do gato, mais conhecida em sânscrito como Bidalasana, é ótima para aumentar a flexibilidade da espinha, o que alivia bastante as incômodas dores nas costas. Além disso, ela alonga o pescoço e auxilia no estímulo dos órgãos abdominais. E para completar, é uma pose super fácil de ser realizada e, por isso, sempre que você tiver um tempo, estique o tapete e pratique-a. Sendo assim, aprenda como fazer a posição do gato:

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Posição Inicial do Gato

Para começar, fique na posição sobre 4 apoios sobre o tapete, mantendo as mãos abertas abaixo dos ombros  com o dedo médio apontado para a frente e os joelhos dobrados abaixo dos quadris, sendo que os peitos dos pés ficam encostados no tapete. O rosto deve estar voltado para o chão.

Respiração

No Yoga, a respiração é muito importante para que as posturas façam o efeito desejado. Dessa forma, preste atenção na respiração a ser realizada durante a pose do gato: inspire profundamente enquanto puxa os músculos do abdômen para trás suavemente em direção à sua espinha e dobre o cóccix para baixo, contraindo os glúteos com leveza. As suas mãos devem estar firmemente apoiadas sobre o tapete para evitar muita pressão sobre os ombros.

Levantando a Coluna

Agora, assim com o gato faz quando se arrepia, inspire e puxe as costas em direção ao teto, levando o rosto para baixo, como se quisesse olhar para os seus peitos, mas sem forçar o queixo contra o peito. Faça 3 respirações nessa pose e retorne à posição inicial, expirando vagarosamente.

Algumas Dicas

Caso esteja sentindo muita pressão sobre os pulsos na execução da postura do gato, você poderá executá-la com os antebraços no chão ao invés das palmas das mãos. E se preferir, também é possível fazer essa pose na horizontal, usando uma poltrona de avião ou uma cadeira mais pesada para servir como apoio. Para tanto, mantenha os pés no chão e as mãos nas costas da cadeira ou em uma parede, executando os mesmos movimentos da pose do gato na vertical. Assim, quando estiver com a coluna dolorida, poderá fazer a posição do gato onde estiver.

Benefícios da Posição do Gato

A pose do gato traz muitos benefícios para o corpo e a mente: estabilidade ao sacro, o que reduz as dores lombares; alongamento da parte inferior, média e superior da coluna; aumento do tônus muscular da coluna vertebral, agindo diretamente sobre ela; massagem e estímulo dos rins, das glândulas supra-renais e do útero; tonificação da tireóide e da paratireoide; benefício para os cardíacos e hipertensos; equilíbrio emocional e diminuição da fadiga física. Com tantos benefícios, o que você ainda está fazendo aí parada sentada na cadeira? Pegue o seu mat (tapete), estique-o na sala e comece a praticar agora mesmo a postura do gato! Namastê!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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