Como Fazer a Posição do Encarando o Cão

Acalme o cérebro, alongue a coluna e melhore a digestão com a pose do encarando o cão, que é muito fácil de ser executada.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Para aliviar as dores nas costas, acalmar o cérebro e melhorar a digestão, nada melhor que praticar a posição do Encarando o Cão, também conhecida em sânscrito como Adho Mukha Shvanasana. De baixa dificuldade, essa postura pode ser facilmente realizada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, contanto que seja calmo e possua um tapete (mat) para que você apóie suas mãos e seus pés. Preparada? Então, vamos ao tutorial de como fazer a posição do Encarando o Cão:

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Iniciando a Prática da Pose do Encarando o Cão

Para começar a pose do encarando o cão, fique sobre 4 apoios no tapete, ou seja, com as mãos bem abertas separadas na distância dos ombros e os joelhos encostados no tapete mantendo as pernas com a abertura na linha dos quadris. Olhe para baixo e respire profundamente, enviando bastante ar para o diafragma e acalmando a mente.

Hora de Levantar

Na hora de inspirar, estique as pernas e mande os quadris para trás, esticando bem os braços, formando um “V” invertido, com a coluna completamente alongada. Enquanto isso, mantenha a cabeça apontando para baixo, seguindo a linha da coluna. Faça 5 respirações e retorne à posição inicial.

Benefícios da Posição Encarando o Cão

A postura Encarando o Cão traz muitos benefícios para a nossa saúde mental e física, incluindo: relaxamento cerebral, alívio do estresse e da depressão leve; mais energia corporal; alongamento dos ombros, os isquiotibiais, das panturrilhas, dos arcos e das mãos; fortalecimento dos braços e das pernas; alívio dos sintomas da menopausa; alívio do desconforto menstrual; prevenção da osteoporose; melhora da digestão; alívio da dor de cabeça, da insônia, da dor nas costas e da fadiga e é uma ótima terapia contra a pressão alta, a asma, os pés chatos, a ciática e a sinusite.

Por Que Praticar Yoga

O Yoga é uma prática milenar surgida na Índia há mais de 5 mil anos. Foi criada para harmonizar o corpo e a mente, pois separados, não podemos ter um ser humano completo. Diferentemente da visão cartesiana ocidental, em que corpo e mente são vistos e tratados separadamente, na filosofia oriental, conhecida como holística, somos corpo e mente unidos. Portanto, quanto nossa mente está bem, nosso corpo também o está e vice-versa. Por isso, o Yoga é uma prática que une esses 2 âmbitos do nosso ser para que possamos nos tornar completos. Para tanto, utiliza de posturas corporais, técnicas de respiração, mantras e meditação para que consigamos nos focar em nosso interior e curar ou melhorar o nosso corpo físico através da filosofia e da energética que circunda o nosso organismo com a prática diária das posturas e da respiração dedicadas ao Yoga. Dessa forma, se você procura pelo bem estar, nada melhor que se dedicar diariamente a essa prática, que pode ser realizada tanto na sua casa quanto em um estúdio, na praia ou na cachoeira. Basta ter um tapete e uma roupa confortável para começar. Boa prática e namastê!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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