Como Fazer a Posição do Dedão do Pé

Para fazer a pose do dedão do pé, você precisará ter muito equilíbrio e flexibilidade, mas ao fazê-la, conseguirá vários benefícios para a sua saúde.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Se você já pratica Yoga há algum tempo e tem um pouco de elasticidade e equilíbrio no corpo, pode se preparar para fazer a pose do rei pombo, também conhecida como a posição do dedão do pé. Com ela, você conseguirá alongar a sua coluna, relaxando o nervo ciático, o que massageará o seu sistema digestivo e reprodutivo. No entanto, na hora de fazê-la, tome muito cuidado com a postura e com a respiração para não sofrer de danos na saúde, afinal, o Yoga é ótimo, mas somente quando realizado com responsabilidade. Então, vamos ao que interessa: a posição do dedão do pé:

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Raja Kapotasana

Esse nome complicado em sânscrito significa: “eka”, um; “pada”, pé; “raja”, rei; “kapota”, pombo e “asana”, postura. Sendo assim, ao juntarmos essas sílabas, teremos a postura do rei pombo de um pé. A sua principal característica é a combinação da retroflexão, ou seja, da pose com a flexão para trás, com uma de abertura pélvica. Por isso, é considerada como uma postura a ser realizada por quem se encontra no nível avançado nas práticas de Yoga. Dessa forma, se você não se encontra nesse estágio, comece com asanas mais fáceis e variantes dessa para, aos poucos, tentar a Rapa Kapotasana para alcançar o seu equilíbrio adequado e saudável para evitar sofrer de lesões. E para chegar à postura final, várias partes do corpo devem desenvolver a flexibilidade, principalmente os quadris, a coluna, as pernas e os ombros.

Quais São os Benefícios da Posição do Dedão do Pé?

Dentro inúmeros benefícios de fazer a pose do dedão do pé estão os ganhos na amplitude dos movimentos dos ombros e dos quadris; a melhora da vascularização da região da pélvis; a ampliação e a reorganização do espaço da pélvis para eliminar as tensões realizadas em excesso sobre os ligamentos responsáveis pela sustentação dos órgãos e das estruturas internas; a massagem dos órgãos que compõem os sistemas reprodutivo e digestório; a amenização da pressão sobre a região da virilha e do abdômen, o que estimula a circulação sanguínea e a drenagem linfática dessas regiões e o alongamento dos músculos.

Como Faço a Posição do Dedão do Pé?

Para começar, faremos um breve aquecimento:

  • Deite-se sobre o lado direito no mat com os joelhos dobrados a 90º e estique o braço direito para cima, apoiando a cabeça sobre ele. Mantenha o olhar para a frente. Com os joelhos unidos, eleve a panturilha e o pé esquerdo lentamente, repetindo esse movimento por 10 vezes.
  • Agora, mantenha os pés unidos e eleve o joelho esquerdo até onde conseguir, repetindo esse movimento por 10 vezes.
  • Faça esse aquecimento com ambos os lados do corpo.
  • Para fazer a pose do rei pombo, fique de joelhos sobre o mat e com a coluna ereta. Leve a perna direita para a frente e dobre-a de maneira que a sola do pé encoste na coxa esquerda, que deverá estar voltada para trás enquanto o peito do pé esquerdo encosta na mat. Mantenha a coluna e a cabeça eretas e as 2 palmas das mãos no mat, à sua frente.
  • Levante o pé esquerdo e eleve a mão esquerda, jogando-a para trás lentamente, até que consiga alcançar os dedos do pé.
  • Assim que estiver totalmente equilibrado, solte devagar a mão direita do chão e leve-a também para trás, até que encoste os dedos do pé.
Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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