Como Fazer a Posição do Ataque Baixo

Para alongar a coxa e a coluna, faça a pose do Ataque Baixo e ganhe mais saúde.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Como bem sabemos, o Yoga é uma prática que harmoniza corpo e mente e, com isso, é capaz de reduzir o estresse, as dores musculares e sintomas de algumas doenças. Além disso, aumenta a elasticidade, a flexibilidade, a força, o equilíbrio e a energia interior. Portanto, milhares de anos de estudos formaram posturas e técnicas respiratórias próprias para sanar cada problema, tanto mental quanto fisicamente. Sendo assim, nesse artigo, ensinaremos como fazer a posição do ataque baixo para fortalecer suas pernas e alongar sua coluna:

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Iniciando a Pose do Ataque Baixo

Para começar a fazer a postura do ataque baixo, você precisará apenas de um tapete ou Yogamat. Fique de joelhos sobre ele com a coluna ereta e a cabeça voltada para a frente. Então, posicione a perna direita para a frente, formando um ângulo de 90º com o joelho e apoiando completamente o pé sobre o tapete. Enquanto isso, leve a perna esquerda para trás a fim de que o joelho, a canela e o peito do pé encostem o tapete, sentindo toda a parte posterior da coxa se alongar.

Parte Superior do Corpo na Pose do Ataque Baixo

Pernas posicionadas, é hora de tratar dos membros superiores: levante os braços o máximo possível, esticando bem a coluna, inclusive levando-a um pouco para trás. Volte os olhos e a cabeça para a frente, olhando para as pontas dos dedos. Os dedos das mãos devem estar bem abertos. Dessa forma, faça 5 respirações profundas e desfaça a pose, descanse um pouco e faça a postura do ataque baixo com o outro lado do corpo.

E a Respiração?

Quem está acostumada ao Yoga, conhece a importância da respiração durante a execução das posturas, pois é responsável pela oxigenação dos tecidos musculares e dos órgãos internos. Assim, sempre na hora de fazer um movimento, inspire profundamente através do diafragma e quando terminá-lo, expire, retirando todo o ar. Ao completar a posição, faça 5 respirações profundas dessa maneira, sempre utilizando o diafragma ao invés do pulmão.

Por Que Yoga?

Existem dezenas de práticas que prometem a melhora de dores no corpo através do relaxamento da mente e de exercícios físicos. Portanto, você pode testar todas elas, mas o que defendemos no Yoga é a união entre corpo e mente formado ao longo de milhares de anos por mestres que foram se especializando a cada ano. Por isso, existem centenas de modos de se fazer Yoga, seja mais voltado para o corpo, para a mente, para a cura de problemas de saúde, para o relaxamento da mente entre outros. Mas o que une todos eles é a prática constante a fim de relaxar a mente com posturas que flexibilizam os músculos, abrem e tranquilizam a mente e melhoram a concentração. Assim, essa prática milenar é ótima para quem procura levar uma vida mais saudável e aprender a se acalmar perante os problemas que surgem na vida com muita sabedoria e concentração. Dessa forma, se você nunca praticou Yoga, está na hora de experimentar. Com certeza, você se sentirá melhor. Namastê!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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