Como Fazer a Posição do Ângulo Lateral

Tenha força, equilíbrio e elasticidade com a postura do ângulo lateral.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

A prática do Yoga é muito importante para quem pretende manter corpo e mente em plena harmonia. Com isso, é possível afastar doenças, dores corporais, estresse e desavenças no trabalho ou em casa. Tudo porque ele promove o relaxamento total, o alongamento, a elasticidade e a concentração. Dessa forma, vivemos em paz, tranquilidade e com o corpo funcionando adequadamente. Nesse artigo, você aprenderá a fazer a posição do ângulo lateral para fortalecer a parte inferior do corpo e ganhar mais resistência física:

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Benefícios da Postura do Ângulo Lateral

Dentre os vários benefícios de se fazer a pose do ângulo lateral, estão o fortalecimento e o alongamento dos joelhos, dos tornozelos e das pernas; o alongamento da coluna vertebral, das virilhas, do peito, dos ombros, dos pulmões e da cintura; a estimulação dos órgãos internos abdominais e o aumento da resistência física. Ainda alivia dores no nervo ciático ou recorrentes de artrose, além de reduzir a gordura na cintura e no quadril.

Fazendo a Postura do Ângulo Lateral

O nome da pose do ângulo lateral em sânscrito é Utthita Parsvakonasana, cujo significado é utthita, extensão; parsva, lateral; kona, ângulo e asana, postura. Vamos começar? Então, em pé sobre o tapete (mat) com a coluna ereta, cabeça voltada para a frente e pés juntos, respirando normalmente. Inspire e abra as pernas, afastando bem os pés, de modo que fiquem além da linha dos ombros, voltados levemente para fora. Inspire e vire o pé direito para a frente enquanto o esquerdo fica ligeiramente voltado para dentro. Centre o seu peso e dobre o joelho direito até formar um ângulo de 90º, na linha do tornozelo. Mantenha a perna esquerda completamente esticada e coloque a mão direita ao lado do pé direito. Volte o tronco para a direita e vá levantando o braço esquerdo reto com a mão aberta, mas os dedos juntos. Então, vá levando a mão esquerda o mais longe possível que conseguir e a cabeça seguirá esse movimento, olhando para cima. Permaneça nessa posição por 30 segundos, fazendo respirações profundas. Agora que você aprendeu, basta fazer a postura do outro lado.

Variações da Postura do Ângulo Lateral

Se você preferir, ao invés de colocar a mão direita no chão, pode manter o cotovelo sobre o joelho e a mão fechada ou pode apoiar essa mesma mão sobre um apoio posicionado no mat para que ela fique mais alta. Você também pode posicionar o pé que ficar atrás na ponta para ficar mais fácil o estiramento. Porém, se pretender dificultar a postura, uma dica é colocar a mão ao lado externo do pé que fica na frente e manter o calcanhar de trás completamente apoiado no tapete.

Contraindicações

Embora o Yoga seja uma prática que pode ser executada por quaisquer pessoas, a pose do ângulo lateral não é recomendada para quem sofre de dores de cabeça, pressão baixa ou alta, insônia, problemas nos tornozelos, pescoço e joelhos. E se você for gestante, também é melhor esperar o seu filho nascer para executá-la.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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