Como Fazer a Posição de Prancha

Com a postura da prancha, você adquire mais força, potência e ajuda o seu sistema nervoso a ter mais concentração e tranquilidade.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

A pose da prancha, cujo nome sânscrito é Kumbhakasana, é uma ótima maneira de treinar a força, o equilíbrio e a concentração. Embora pareça fácil de ser executada, se você não está acostumada a usar a força, sentirá um pouco de dificuldade, mas nada como um dia após o outro de treino para conseguir a prática. Vamos começar então? Veja como fazer a posição de prancha:

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Pose da Prancha

Para fazer a postura da prancha, você precisa apenas do tapete (mat) para se apoiar. Então, fique na pose de 4 apoios, mantendo as mãos separadas na direção dos ombros e os dedos bem abertos. Primeiro, coloque a perna direita para trás, esticando-a completamente e, em seguida, é a vez da perna esquerda, mantendo ambas as pernas nas pontas dos pés na largura dos quadris. Estique bem os braços, mantenha a cabeça alinhada com a coluna, que deve estar ereta, assim como as pernas, como se formasse uma linha única com o corpo todo. Inspire e puxe o umbigo para dentro, leve os calcanhares vigorosamente para trás e faça força com o topo da cabeça para a frente. Permaneça nessa posição por durante pelo menos 3 respirações.

Benefícios da Pose da Prancha

A postura da prancha trabalha as pernas, o tronco, os braços e as articulações, fazendo com que você adquira potência, resistência muscular e força. Portanto, fortalece o core, assim como os braços e as pernas, melhorando a postura corporal. Com relação à mente, a pose da prancha é ótima para acalmar o sistema nervoso.

Algumas Dicas

Para não sofrer com dores após fazer a pose da prancha, mantenha a dobra do punho paralela à extremidade da frente do tapete durante a sua execução. Com relação aos ombros, mantenha-os alinhados, sem que se movam além dos punhos. Caso possua alguma lesão nos punhos, como a síndrome do túnel carpal, é melhor evitar essa postura, pois ela requer bastante essa parte do corpo.

Outras Opções

Se realizar a postura da prancha está difícil para você, há uma modificação mais fácil dela: ao invés de ficar com as pernas esticadas, você pode manter os joelhos no tapete até que os seus braços e o core fiquem suficientemente fortalecidos para agüentarem o seu peso com as pernas esticadas. Outra opção é dobrar os cotovelos, mantendo o corpo todo em uma linha reta com o tapete.

Por Que Praticar Yoga?

O Yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos para cuidar do corpo e da mente das pessoas. Aliás, essa é uma prática que envolve tudo: corpo, mente, alma e postura. Assim, ao ficarmos com a mente mais tranquila e consciente, ganhamos mais confiança no corpo, que adquire movimentos sutis, porém vigorosos e de difícil acessibilidade para quem não está acostumado com o Yoga. Ao longo dos anos, o Yoga foi se modernizando e, atualmente, existem centenas de escolas, cada uma trabalhando mais determinados sentidos do ser humano, mas todas com o mesmo objetivo: trazer a paz interior através das posturas e da concentração.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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