Como Fazer a Posição da Vaca

Alongue a coluna com a posição da Vaca e recebe todos os seus benefícios.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Uma ótima posição para quem gosta de alongar as costas e aumentar a mobilidade dos ombros certamente é a da Vaca, também conhecida em sânscrito como Bitilasana. O melhor de tudo é que é uma postura super fácil de ser realizada e basta apenas um tapete (mat) para sua preparação, que dura poucos segundos e não exige muito do seu corpo. Porém, os benefícios são muitos. Dessa forma, aprenda como fazer a posição da Vaca e sofre menos de dores na coluna:

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A Preparação

Primeiramente, como em todas as poses de Yoga, você precisa estar bem preparado, ou seja, vestido com roupas leves e aderidas ao corpo para que não te atrapalhem na execução delas. Além disso, esteja levemente alimentado para que não falte energia e, por fim, escolha um local arejado e com luz ambiente ou pouca luz para acomodar o seu tapete (se não tiver, pode ser um colchonete simples). Se preferir, coloque uma música de relaxamento que pode ser facilmente encontrada no YouTube.

Começando a Pose da Vaca

Para começar a executar a pose da Vaca, ajoelhe-se sobre o tapete, pousando as mãos sobre as coxas e, aos poucos, vá se levantando e levando o tronco para a frente, até que as suas mãos encostem o tapete à frente e os seus joelhos fiquem encostados no tapete, ou seja, fique na posição de 4 apoios. As mãos devem ficar logo abaixo dos ombros e os joelhos, dos quadris. Mantenha o olhar para baixo, com o pescoço formando uma linha reta com o tronco.

Executando a Pose da Vaca

Para executar a pose da Vaca, inspire profundamente enquanto curva os ombros para bem longe das orelhas, olha para cima e arqueia a coluna. Mantenha-se nessa pose e faça 3 respirações profundas. Expire e retorne à posição inicial. Repita essa postura até que sinta a coluna bastante esticada.

Benefícios da Pose da Vaca

Além de ser ótima para alongar a coluna e o tronco, a pose da Vaca contribui para a melhor mobilidade dos ombros. Também contribui para que órgãos internos sejam massageados como os pulmões, a tireoide e os rins, reduzindo os problemas nessas regiões. Sua mente se acalmará e o estresse irá para bem longe, tenha certeza disso, já que facilita que o fluxo de energia dos chacras superiores e inferiores se movimente. Os olhos e os nervos ótimos se beneficiam, assim como o sistema digestivo. O sangue se purifica e a tensão na área lombar é aliviada. Por isso, a prática diária do Yoga é importante tanto para a manutenção da saúde física quanto mental.

Contra Indicações

Embora seja uma boa postura para o estiramento da coluna e do tronco, a postura da Vaca não deve ser executada por quem sofre de dores no pescoço e nos joelhos.

Variação

Se preferir, você pode fazer a variação da pose da Vaca em pé, que é usada para trabalhar o medo. Para tanto, fique em pé com a coluna ereta e vá abaixando o tronco aos poucos, até formar um ângulo 90º, encostando as mãos nos tornozelos. Olhe para baixo. Inspire profundamente, arqueie as costas e levante a cabeça e relaxe.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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