Como Fazer a Posição da Pinça Sentada (Pashimottanasana)

Alongue a coluna e a região posterior das pernas com a pose da Pinça Sentada.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Um corpo bem alongado sofre menos de dores e de problemas nas articulações e é por isso que hoje nos deteremos na posição da Pinça Sentada, que trabalha o alongamento e a flexibilidade dos músculos traseiros das pernas e das costas. Portanto, se você sente dores nessas regiões, está na hora de começar a se concentrar nessa postura, que é muito fácil de ser realizada! Lembre-se de que você não precisa ser nenhuma mulher-borracha para fazer Yoga e nem forçar demais o seu corpo. No começo, vá devagar e chegue até onde seu corpo aguenta, pois com o passar do tempo e com a prática, seus músculos se alongam e ganham flexibilidade naturalmente. Então, vamos para a pose da Pinça Sentada, ou em sânscrito, Pashimottanasana:

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Para Começar a Fazer a Postura da Pinça Sentada

Para começar a fazer a pose da pinça sentada, sente-se sobre o Yogamat (tapete) com as pernas esticadas e a coluna ereta, formando um ângulo de 90º e mantendo os braços retos ao lado do corpo. Inspire 3 vezes, abrindo e alongando a região pulmonar e quando soltar o ar pela terceira vez, leve o tronco para a frente, sem formar curvas, levando as mãos para o mais próximo dos pés possível.

Completando a Postura da Pinça Sentada

Para fazer essa postura, seu corpo deve estar confortável. Portanto, não exija demais dele. Se conseguiu chegar até os joelhos, tudo bem. Mantenha-se aí e abaixe a cabeça para que ela relaxe sobre suas pernas, respirando profundamente por 3 vezes. Caso contrário, vá mais adiante, até quase alcançar (ou alcançar) os pés. Tudo vai depender da sua elasticidade para fazer essa postura, mas vá devagar que com o tempo você conseguirá fazê-la adequadamente e se sentirá muito bem!

Dicas Importantes!

O mais importante que você deve saber é que o objetivo principal dessa pose não é encostar as mãos nos dedos dos pés, mas sim, expandir as pernas e estender e alongar a coluna para fortalecer esses músculos. Dessa forma, não se esforce demasiadamente, ou poderá se machucar seriamente, afinal, a nossa coluna é muito frágil. Assim que sentir uma dor por estar passando dos seus limites, volte um pouco para trás e mantenha-se confortável.

Há Contra Indicações?

O yoga é indicado para qualquer pessoa, de todos os sexos, raças e idades. No entanto, algumas posições, como a da Pinça Sentada, são contra indicadas para quem possui problemas nas costas ou nos músculos de trás das pernas, além daquelas que sofrem de diarréia e asma, pois ela requer força dos pulmões e dos órgãos internos da barriga.

Como Facilitar a Posição

Caso a sua região lombar for muito rígida, dificultando a execução da posição da Pinça Sentada, você poderá se sentar sobre um bloco ou um cobertor para elevar a sua altura, ficando mais confortável. Além disso, se os músculos posteriores das suas pernas é que estiverem rígidos demais, deixe os joelhos mais suaves, relaxando-os para que permitam a melhor prática dessa postura. Boa prática e namastê!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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