Como Fazer a Posição da Dobra pra Frente

Aumente o seu equilíbrio e a sua concentração com a pose da dobra pra frente.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Cada postura do Yoga traz diferentes benefícios para o corpo e para a mente, dependendo dos chakras que serão trabalhados. Na pose de hoje, ou seja, na da dobra para a frente, estabeleceremos o equilíbrio do corpo e melhoraremos a concentração para trabalhos manuais, mentais e físicos. Embora seja uma postura de nível fácil, fortalecerá a base do corpo, sendo ótima para ser praticada em qualquer momento do dia, sempre que você precisar de mais concentração em suas atividades. Portanto, saiba como fazer a posição da dobra pra frente:

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Por Quê Praticar Yoga?

Se você não é adepto do Yoga, muitas vezes pode achar que essa prática não levará a nada, a não ser a dores no corpo, pois a imagem que nos fica dele são posturas complicadas com os braços e as pernas enrolados e o corpo todo revirado. Porém, não é bem assim. O Yoga é uma prática que surgiu na Índia há milhares de anos para ajudar a unir a mente ao corpo a fim de trazer equilíbrio ao corpo e à mente através de movimentos corporais que mexem com os chakras, ou seja, os pontos de energia do corpo. Diferentemente da filosofia ocidental, onde corpo e mente são cuidados separadamente, no oriente, a visão holística faz com que compreendamos o ser humano como um todo, ou seja, quando o corpo não está bem, a alma também não está e vice-versa. Dessa forma, com o Yoga, conseguimos alcançar esse equilíbrio e nos fazer sentir bem por completo.

Benefícios da Pose da Dobra Pra Frente

Quando levamos nosso tronco para a frente, trabalhamos com o equilíbrio do corpo, afinal, não é fácil ficar nessa posição, por mais simples que ela pareça. E ao fazermos as respirações profundas, faremos com que a nossa mente entre em conexão com o corpo, compreendendo que deve se concentrar para se manter naquela postura. Assim, conseguimos trabalhar a parte inferior no corpo, que necessitará de mais força na base para nos manter em pé e elasticidade e flexibilidade para que as pernas continuem abertas e o tronco dobrado, mantido em 90º.

Como Fazer a Posição da Dobra Pra Frente

Agora sim, vamos ao que interessa: como fazer a posição da dobra pra frente:

Primeiramente, fique em pé com o corpo completamente ereto e a cabeça voltada para a frente. Abra as pernas em uma linha um pouco mais aberta que a dos ombros, com os pés voltados para a frente. Depois, flexione levemente os joelhos e abaixe o tronco até que as suas mãos encostem o chão, mas com a coluna reta e alinhada ao quadril. Dobre os cotovelos formando um ângulo de 90º e envolva os calcanhares com as mãos. Enquanto se mantém nessa posição, respire profundamente por 5 vezes. Levante vagarosamente e com cuidado para não sofrer de tonturas.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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