Como Fazer a Posição da Deusa

Embora seja de fácil execução, a pose da deusa implica muito equilíbrio e elasticidade.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Embora a posição da Deusa, cujo nome sânscrito é Utkata Konasana, pareça fácil de ser executada, exige muito equilíbrio e elasticidade. Por isso, é classificada com o grau 5 de dificuldade, ou seja, no grau máximo. Sendo assim, se você pretende realizá-la, tome muito cuidado e aja vagarosa e cuidadosamente para não se machucar, afinal, o objetivo do Yoga é fazer com que você se sinta bem com o seu corpo e com a sua alma. Agora, vamos ao que interessa: como fazer a pose da Deusa:

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Execução da Postura da Deusa

Fique em pé com a coluna ereta, a cabeça voltada para a frente e os braços retos ao lado do corpo. Abra as pernas e mantenha as pontas dos pés voltadas para fora. Vagarosa e calmamente, vá dobrando os joelhos e inspirando profundamente, até que formem um ângulo de 90º. Os braços continuam retos ao lado do corpo e as mãos voltadas para dentro à frente das coxas. Solte o ar aos poucos. Vá levantando os braços para as laterais até que fiquem completamente erguidos e as mãos voltadas para dentro enquanto inspira profundamente. Permaneça nessa posição por 3 respirações e desfaça-a.

Benefícios da Pose da Deusa

Ao executar a posição da deusa, você fortalecerá as suas pernas, os seus glúteos e os seus músculos abdominais, além de ganhar mais flexibilidade nos quadris e nas virilhas. Para tanto, seu foco deverá estar voltado para a potência, a força, a flexibilidade e a resistência muscular envolvendo a pélvis, as pernas e as nádegas.

E Se Eu Não Conseguir Fazer a Pose da Deusa?

Se você não conseguir executar a posição da deusa, não há problemas. Seu corpo é elástico, mas para que ele alcance a flexibilidade exigida para essa posição, terá que trabalhar um pouco. Entretanto, não desista! Vá tentando aos poucos, sem forçar demasiadamente os músculos e as articulações, ou poderá sofrer de dores incômodas. O segredo é ter foco. Caso não consiga formar o ângulo de 90º com os joelhos, dobre-os até onde aguentar. Assim que começar a sentir dores, pare, nem que esteja bastante levantada. Com o passar do tempo, seu corpo se acostuma e você conseguirá fazer todas as poses do Yoga. Lembre-se de que essa é uma prática que exige, antes de tudo, paciência e tranquilidade.

Contra Indicações

Apesar de as posturas do Yoga trazerem benefícios para as vidas das pessoas, é preciso ter certos cuidados, principalmente na execução da posição da deusa, que não deve ser realizada por quem sofre de problemas nos tornozelos, nos joelhos e nos quadris.

Há Como Fazer Modificações na Pose?

Se você pretende tornar a pose da deusa mais estável e desafiante à sua força, poderá executá-la sobre as pontas dos pés e, se desejar abrir mais o tórax, direcione as palmas das mãos para bem longe do corpo, flexionando os cotovelos de maneira a formarem um ângulo de 90º. Assim, você ganhará mais força, equilíbrio e flexibilidade. À medida em que for conseguindo executar as poses do Yoga, poderá desafiar o seu corpo aos poucos, com posições cada vez mais difícil, mas sempre com calma para não se machucar, ok? Namastê!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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