Como Fazer a Posição da Cobra

A pose da cobra é muito fácil de ser executada e é ótima para alongar a coluna.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Se você precisa alongar os ossos das costas, não há posição mais gostosa que a da cobra, também conhecida em sânscrito como Bhujangasana. Além disso, ela alonga a parte frontal do tronco e fortalece os ombros e os braços. E ainda aquece o tronco, sendo executada como parte da sequência da saudação ao sol. Ela pode ser realizada por qualquer pessoa, pois seu nível de execução é fácil. Você só precisará de um mat (tapete) para se deitar. Então, veja como fazer a posição da cobra:

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Para Começar

Posicione o mat em um local tranquilo e arejado de sua casa e deite-se de barriga com as mãos espalmadas sobre ele e os antebraços colados ao corpo. Por sua vez, o dorso dos seus pés precisam estar virados para chão, encostados no tapete.

Para Subir

Para levantar o tronco, use o abdômen, inclinando a pélvis e trazendo o umbigo em direção à coluna. Enquanto isso, o abdômen protege a região lombar. Abra bem os dedos, pressionando as palmas das mãos contra o chão. Então, leve os ombros para trás e para baixo, mantendo-os o mais distante possível das orelhas.

Completando a Pose da Cobra

Para terminar a posição da cobra, mantendo todo o tronco fora do tapete e os braços bem esticados, continue com os quadris, as pernas e os pés encostados no tapete. Jogue o queixo para cima e levante o peito o máximo possível em direção ao teto. Segure-se nessa posição por 5 respirações profundas e solte-a.

Variações da Postura da Cobra

Você pode variar a postura da cobra, como por exemplo, transformá-la na do meio-sapo: enquanto estiver com o tronco levantado, flexione o joelho direito e segure o tornozelo com a mão direita. Faça 3 respirações e faça o mesmo com o outro lado.  Depois, pode fazer a pose do sapo, na qual você deve segurar ambos os pés, flexionando os 2 joelhos. Para terminar de esticar a coluna, transforme a posição da cobra na do cachorro. Para tanto, volte à posição inicial, com o corpo encostado no tapete, coloque as mãos em frente ao peito e estique os braços vagarosamente enquanto levanta os quadris. Mantenha os braços e as pernas esticadas, formando um “V” invertido. A cabeça precisa estar voltada para o chão, formando uma linha reta com a coluna.

Benefícios da Pose da Cobra

A pose da cobra traz inúmeros benefícios para a sua saúde. Dentre eles, o fortalecimento da coluna e dos glúteos, a tonificação do abdômen e seu interior (ovários, rins e útero), a abertura da região torácica, que beneficia os pulmões e o coração, o alívio da asma e doenças pulmonares e o combate à prisão de ventre.

Contra-Indicações da Postura da Cobra

Se você possui problemas graves na coluna, é hipertensa ou sofre de hipertireoidismo, consulte o seu médico antes de executar a postura da cobra. Além disso, se você estira no primeiro trimestre da gravidez, é melhor evitá-la.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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