Como Fazer a Posição da Árvore (Vrksana)

Para executar a pose da árvore, é preciso ter muito equilíbrio, mas te trará paz pelo resto do dia.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

A Vrksana, ou posição da árvore, pode parecer fácil de ser executada, porém, como é uma pose que exige muito equilíbrio, ao tentarmos fazê-la, percebemos que não é tão simples assim. E não é apenas o equilíbrio físico que é necessário para a sua execução, mas também o emocional e, por isso, quando estamos muito estressados ou descontentes, torna-se aind ainda mais complicado realizá-la adequadamente. Entretanto, assim que você se acostumar a ela, saberá que é exatamente nos dias em que estamos mais desequilibrados emocionalmente que devemos executá-la para “entrarmos na linha”. Dessa forma, aprenda como fazer a posição da árvore:

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Execução da Pose da Árvore

Para começar, fique em pé com a coluna ereta e os pés unidos. Contraia os músculos das coxas, mantendo o abdômen para dentro, o peito para fora, os ombros para trás e o queixo formando uma linha paralela com o chão, como se houvesse um fio que puxasse a sua cabeça para cima, fazendo um gostoso alongamento do cóccix até a coluna cervical. Busque concentração olhando para um ponto fixo e respire profundamente.

Afaste as pernas na largura das ancas e envie todo o peso para o lado direito do corpo. Enquanto inspira, mantenha o pé direito encostado no chão e levante o esquerdo até que alcance a coxa direita, o mais alto possível. Se não tiver tanta elasticidade ainda, pode mantê-lo encostado na lateral do joelho esquerdo. Assim que conseguir ficar nessa posição firmemente, encoste uma palma da mão na outra em frente ao peito, como se estivesse orando e faça 5 respirações longas, mas se não aguentar tanto tempo, respeite os limites do seu corpo. Caso se desequilibre, use uma parede como apoio. Então, faça o mesmo com o outro lado do corpo.

Você também pode variar a posição da árvore elevando as mãos para o alto da cabeça e juntando as palmas das mãos, formando uma linha reta para alongar bem as pernas e a coluna.

Benefícios da Posição da Árvore

A postura da árvore oferece vários benefícios para o seu corpo e a sua mente: fortalecimento das panturrilhas, das coxas, dos tornozelos e da coluna vertebral; alongamento das partes internas das coxas, dos ombros, das virilhas e do peito; melhor equilíbrio e concentração; alívio da dor ciática e redução do “pé chato”.

Cuidados na Execução da Pose da Árvore

Como todas as posições do Yoga, é preciso ter alguns cuidados antes de executar a pose da árvore, ou ao invés de te ajudar, poderá prejudicar a sua saúde. Caso você sofra de pressão baixa, melhor não executá-la, pois como ela ajudará no relaxamento, poderá te trazer tonturas ou mal estar. Entretanto, se a sua pressão for alta, não levante os braços na hora da realização da pose da árvore.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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