Como Fazer a Posição Bakasana

Para fazer a pose do corvo, você precisa ter muito equilíbrio, força e disciplina, além de muito cuidado para não se machucar.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Poses

Se você deseja fortalecer os braços, os pulsos e os músculos do abdômen, a Bakasana, ou seja, a posição do corvo, é perfeita para você. No entanto, se você ainda é iniciante no Yoga, deve ter muito cuidado, principalmente ao realizá-la sozinha. Tenha sempre alguém por perto ou vá treinando para chegar à prática completa somente quando tiver bastante segurança. Esse asana te trará muitos benefícios, mas é preciso se cuidar para não sofrer acidentes e prejudicar a sua saúde. Agora, saiba como fazer a posição Bakasana:

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Postura da Guirlanda

Se você for iniciante no Yoga, comece pela pose da guirlanda (malasana), pois é muito semelhante à do corvo e exige menos esforço. Quando você dominá-la bem, poderá passar para a Bakasana sem problemas, pois seu corpo estará acostumado. Vamos à ela:

  • Agache-se sobre o mat (tapete), mantendo os joelhos separados e os pés quase unidos, voltados para fora. Mantenha a coluna ereta e a cabeça voltada para a frente. Então, coloque os cotovelos sobre os joelhos, sem que alcancem a parte interna das coxas. Sinta o seu tórax se abrir bastante, assim como os seus pulmões. Os ombros devem ficar retos, sem serem jogados para a frente.
  • Coloque as palmas das mãos abertas (dedos bem afastados um do outro) no tapete, mantendo-as paralelas aos ombros ou pouco mais afastadas para que consigam suportar o seu peso na Bakasana.

Prepare-se Para a Bakasana

Agora vem a parte mais difícil, quando suas mãos, punhos e braços terão que suportar todo o seu peso sobre ele. Para tanto, além de força, você precisará de muito equilíbrio, técnica e cuidado para não se machucar:

  • Concentre-se nos seus braços e no seu quadril, pois terá que manter toda a sua força nos braços enquanto ergue vagarosamente o tórax e, em seguida, o quadril, jogando todo o seu peso para as mãos, até que esteja completamente fora do tapete e em linha reta com os ombros, formando uma linha paralela ao chão.
  • Flexione bem os joelhos, tentando aproximá-los aos poucos dos tríceps e das axilar, erguendo-os o máximo que puder. Então, aperte a parte interna das coxas em direção ao tronco, apoiando as tíbias em direção às partes superiores dos braços.
  • Para finalizar a postura do corvo, olhe para a frente, que é o aspecto mais importante para se manter equilibrada.

Para Facilitar a Execução da Bakasana

Para que a execução da pose do corvo se torne mais segura e fácil para você que nunca a fez, coloque um travesseiro ou algo bem macio à sua frente para que a possível queda seja amortecida. Além disso, para se sentir mais segura na hora de erguer os joelhos, eleve uma perna de cada vez, com muita calma e, assim que estiver mais tranquila, poderá tentar levantar ambas as pernas de uma vez. Lembre-se de que um dos objetivos do Yoga é trazer paz e tranquilidade para a sua vida e, por isso, você precisará ter essas qualidades quando for executar as posturas, principalmente as que contenham um nível de dificuldade mais avançado como a Bakasana. Só assim você conseguirá chegar à sua meta com o Yoga. Namastê!

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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