Asana, Dor e Alinhamento

Tenha consciência do seu corpo para saber qual é o melhor alinhamento durante a prática dos asanas, evitando as dores incômodas e desnecessárias.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Dicas, Poses

Um dos conceitos básicos do Yoga que você deve ter em mente é o asana, ou seja, as posturas corporais. É através dele que tomamos consciência do nosso corpo e conseguimos alcançar a felicidade pura ao nos vermos livres de quaisquer obstáculos externos. Entretanto, para fazê-lo, é preciso conhecer as técnicas do Yoga para que não haja dores após a prática. Tais dores podem ser positivas quando os músculos se movimentam ao mexermos as estruturas físicas há tempos paradas. No entanto, quando são negativas, as dores acarretam as juntas e a parte interna das articulações, sinal de esforço demasiado, sem atenção e atitude mental. Para que isso não ocorra, você precisa compreender o sentido do alinhamento no Yoga, pois somente assim você conseguirá fazer seus asanas sem dores e sacrifícios.

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Alinhamento É Igual à Postura Ideal

Ao nos limitarmos ao fator puramente físico, alinhamento no Yoga é a execução da postura ideal, ou seja, quando conseguimos alinhar e ajustar as articulações e os ossos em um asana feito com perfeição. Com isso, há menos riscos de acidentes e de dores corporais, além de mais potência para o bom funcionamento da nossa máquina chamada corpo. Assim, contribuímos para o nosso bem estar físico.

Contudo, essa delimitação pode nos fazer refletir sobre qual seria o alinhamento perfeito de cada parte do corpo, afinal, não somos bonecos ou desenhos que podem ser movimentados ou flexionados como bem entendermos, não é mesmo? Pois é, aí surgem os problemas na conceituação do alinhamento, tão complicado dentro do Yoga.

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Planos, Hemisférios e Partes

Para compreendermos melhor o conceito de alinhamento no Yoga, é preciso nos concentrar nos planos sagital e frontal, ou seja, nos hemisférios direito e esquerdo do corpo. Além disso, existe a sua parte posterior e anterior, em uma abordagem em 3 dimensões. E como bem sabemos, nenhum corpo é perfeitamente similar em seus lados. Desse modo, a função do alinhamento no Yoga é resolver problemas corporais como lordose, escoliose ou cifose através do máximo de alinhamento entre o lado direito e o esquerdo, frente e costas. Portanto, ao perceber alguma dor incômoda enquanto estiver realizando um asana, olhe-se no espelho ou peça a ajuda do instrutor para que te ajude a encontrar o alinhamento correto.

SEJA o Asana

Agora que você tem a consciência da sua lateralidade, está na hora de se tornar o asana para encontrar o verdadeiro alinhamento em busca da evasão completa das dores articulares. Para tanto, conscientize-se de que há várias maneiras de vivenciar uma única postura a partir da abertura e da criação do espaço não somente ao longo de um eixo, porém, em todo o organismo. Você já deve ter percebido que, quando realiza um asana, dúvidas e reflexões internas começam a surgir, certo? Isso acontece devido à flexibilidade ou à falta dela no seu corpo. Sendo assim, alinhamento torna-se a possibilidade de encaixar dentro do eixo para que o seu corpo se adapte à determinado asana. Assim, você deve se transformar no asana, ser o asana  e não apenas fazer o asana mecânica e automaticamente para termos mais consciência do nosso corpo e evitarmos dores incômodas e desnecessárias.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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