Acessórios para Yoga

Os acessórios para a prática do Yoga são importantes para que as posturas sejam mais estáveis e seguras para os praticantes.

Artigo publicado por Cristiane Zen nas categorias: Acessórios

Algumas ramificações do Yoga e alguns iniciantes usam acessórios para ajudar os yogis, praticantes de Yoga, para fazerem as posturas (ásanas) sem sofrerem lesões ou contusões, pois estas ficam mais firmes, estáveis e seguras. Caso você faça as suas aulas em casa e não queira gastar para comprar os chamados “props”, também pode improvisar usando objetos facilmente encontrados em uma casa. Portanto, conheça aqui os principais acessórios para Yoga e saiba como utilizá-los.

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Tapete Para Yoga – Mat

O Mat é o acessório usado em praticamente todas as variações yogis, já que muitas das posturas são realizadas no solo e com os pés descalços. Por isso, o tapete protege o corpo do frio, evita possíveis escorregões e ainda delimita o espaço de cada praticante na sala de Yoga. Desse modo, as posturas são feitas com mais segurança e estabilidade.

Cadeira de Meditação

Alguns praticantes sentem muita dificuldade em fazer a postura para o momento da meditação, que é se sentar com a coluna ereta com as pernas cruzadas. Além de disso, pessoas que sofrem de hérnia de disco ou escoliose não conseguem permanecer por muito tempo nessa posição. Assim, a cadeira de meditação oferece todo o conforto para que os yogis consigam ficar o tempo necessário para não haver distrações nesse momento tão introspectivo e concentrado. Também pode ser usada em encontros de Meditação ou em Satsangas com mais de 1 hora de duração.

Blocos

Alguns ásanas pedem para que o yogi se dobre para encostar as mãos no chão, o que não é possível para todos. Por isso, os blocos são de extrema importância, pelo menos para os iniciantes, que logo conseguem alcançar o chão sem problemas. Portanto, nos exercícios de alongamento dos braços e da coluna, são essenciais para evitar possíveis lesões.

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Cintos

Quando a postura exige que alcancemos uma parte do corpo e isso se torna muito dificultoso, entra em cena o cinto, que ajuda a esticar membros como braços e pernas. Tal prop também é usado no Yoga restaurativo, no qual a energia é restaurada sem forçar a musculatura. E mais: aprimora as posturas que pedem pelo alongamento das pernas, sendo indispensável para quem sofre de encurtamento das costas e nos músculos posteriores das pernas.

Almofadas – Zafu e Bolster

As almofadas aliviam as dores nas costas ao pouparem a lombar e as outras partes do corpo, já que servem de apoio para as posturas que os exigem. Desse modo, apoiam corretamente a musculatura posterior das coxas, a lombar, o pescoço, a cervical e os ombros, principalmente em posturas invertidas. Os zafus são mais achatados e utilizados para se sentar, alinhar a coluna e elevar o quadril e os bolsters, maiores e longos para a realização das práticas restaurativas e descanso das pernas, da coluna e outras partes do corpo.

Pesinhos Para os Olhos

Os pesinhos são colocados sobre os olhos para ter um bem-estar depois da prática yogi, evita as distrações externas ao pressionarem levemente o globo ocular e acalmar a mente.

Improvise Em Casa

Quando quiser fazer a sua prática em casa, é possível improvisar para ter os seus próprios props. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, já que os acessórios são construídos com medidas que favoreçam o corpo do praticante. Cadeiras, banquinhos, puffs, lençóis e colchonetes são os mais utilizados por quem pratica Yoga em casa.

Cristiane Zen

Autora

Cristiane Zen pratica yoga há duas décadas e dedicou sua vida à compartilhar suas descobertas através de suas viagens por solos orientais nos últimos 10 anos.



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